DIREÇÃO
DIREÇÃO
DIRETOR DO CONCURSO
Filipe Fernandes
PRESIDENTE DO JÚRI
Marcelo Marques
É natural de Rio Mau, onde iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos. Fez o curso básico/complementar de Saxofone com o professor Francisco Ferreira no Conservatório de Música do Porto. Posteriormente, em 2012, concluiu a Licenciatura em Música, na vertente de instrumento – Saxofone, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe dos professores Henk van Twillert, Fernando Ramos e Gilberto Bernardes.
Frequentou diversas masterclasses/cursos de aperfeiçoamento técnico de performance instrumental com músicos conceituados. Trabalhou com Fernando Ramos, João Figueiredo, Henk van Twillert, James Houlik, Gerard Mcchrystal, Mario Marzi, Claude Delangle, Vincent David, Jerôme Laran, Otis Murphy, José Massarrão, Ties Mellema, Gary Smullyan, Roberto Benítez, Francisco Ferreira, Pablo Coelho, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Quarteto de Saxofones Habanera (França), Quarteto de Saxofones Morphing (França), Arno Bornkamp e Antonio Belijar.
Frequentou cursos de direção de orquestra/banda com os maestros José Pascual Vilaplana, Douglas Bostock, Rafa Albors, Fernando Marinho e Alex Schillings. Em orquestra tocou sob a batuta de maestros como Jan Cober, Pedro Neves, José Pascual Vilaplana, António Saiote, Douglas Bostock, Rafa Albors, Francisco Ferreira, Alex Schillings, José Eduardo Gomes, Luís Carvalho, entre outros. Frequentou inúmeros estágios de Orquestra como são o exemplo Orquestra de Sopros do Conservatório de Música do Porto, Orquestra da FTDBF (como músico convidado), Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Portuguesa de Saxofones, entre outros.
Entre concertos a solo e em música de câmara apresentou-se em vários países, realizando performances em Espanha, França, Itália, Holanda, Antilhas Holandesas e China (estas últimas em digressão com a BSP). Membro fundador do Quinteto de Sopros “Symphonik Quintet”. Membro fundador do ensemble de Saxofones “Flux Ensemble”. Membro fundador do ensemble de Saxofones “Conceptual Ensemble”. Membro fundador do Quarteto de Saxofones “Quartones”. Apresentou-se a solo com Banda Sinfónica Portuguesa, com a Orquestra Sinfónica de Jovens da AMCC, com a Banda Militar do Porto e com a Banda Sinfónica da PSP. Presentemente é chefe de naipe (saxofones) da Banda Sinfónica Portuguesa. É Professor de Saxofone na Escola de Música Óscar da Silva e na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Mestre em Ensino da Música, Universidade de Aveiro (2018), sob a orientação do professor Fernando Ramos.
Diretor artístico do festival de saxofones Gondosaxfest.
Desde março de 2018 assumiu o cargo de maestro da Banda Musical Leverense.
ELEMENTOS DO JÚRI
RESULTADOS